terça-feira, 28 de maio de 2013

Cine 10: Filmes Cults

Post por Rodrigo Enrico, revisão por Jonas Cardoso 28/05/2013

Fala galera! Hoje vamos fazer um Cine 10 para os hipsters de plantão e, claro, para os amantes de filmes cult. Como um filme pode ser considerado cult? Eu lhe respondo, são aqueles filmes que tratam de assuntos bem peculiares, que não fazem sucesso em bilheterias, que são feitos praticamente sem grana nenhuma e, claro, que fazem muito sucessos nas sessões de meia-noite, isso é obrigatório!


10. E mais uma vez foi muito difícil fazer essa lista, mas claro que não podíamos começar com ninguém menos que Ed Wood, o mestre dos filmes terríveis, com "Plan 9 From Outer Space". O filme tem tudo que você imagina, exército de zumbis, invasão alienígena, monstro do pântano, vampiros... ah sim, uma lula gigante também. E uma curiosidade incrível: após a morte do protagonista Bela Lugosi, ele teve que ser substituído por Tom Mason, que passa o resto do filme com a capa cobrindo seu rosto.


9. Em nono lugar temos "Uma Noite Alucinante" de Sam Raimi. O primeiro filme dessa trilogia é um terror muito assustador que recentemente teve uma refilmagem ótima, mas o que fez mais sucesso, sem duvida, foi essa sequência sensacional em que marcou o ator Bruce Campbell, um dos atores mais cults de todos os tempos com o personagem Ash, que só usa uma serra elétrica no lugar de sua mão para matar criaturas demoníacas. Veja uma cena em que a mão de Ash fica possuída por um demônio:


8. Agora um dos filmes mais filosóficos e complicados dos tempos modernos, "Donnie Darko". Quando lançado não houve muita repercussão, mas após conquistar vários fãs de viagem no tempo, o filme explodiu com seu thriller mezzo terror, um tema inovador no cinema. Mas foi em um dvd com edição especial que o filme conquistou o seu lugar nos filmes cults e nossa oitava colocação.


7. Nosso sétimo colocado vem quebrando tudo com "Black Dynamite", um dos filmes mais engraçados que já assisti na minha vida. A trana é a história de um policial barra pesada, que após seu irmão ser assassinado busca vingança, sai matando todo mundo com golpes de kung-fu, karatê, tiros e muitas outras coisas. Na verdade, o ator que interpreta o Black Dynamite faz artes marciais e tem vários filmes de luta, aliás, filmes de luta.


6. Finalmente consegui colocar "Clube da Luta" em uma listas, sem dúvida o filme mais cult do diretor David Fincher. Quando foi lançado, recebeu o título de filme maldito e "o filme mais perigoso do ano", e piorou a situação quando um jovem atirou em várias pessoas quando entrou em uma sessão do filme em São Paulo. Foi um fracasso nas bilheterias, mas o tempo curou e o filme se tornou uma inspiração para cineastas que ousam fazer filmes diferentes, e ainda possui a melhor edição especial em DVD. Logo abaixo você verá as 8 regras do clube da luta:


5. Outro que não poderia faltar na nossa lista é um filme do Mr. Tarantino, "Cães de Aluguel", o primeiro filme desse cineasta espetacular já é um fator para ser cult, certo? O filme foi uma surpresa levando quase todos os prêmios a que concorreu, inclusive aqui no Brasil. O filme foi pago por Tarantino e Harvey Keitel,  começando uma parceria dos dois. Veja agora a cena icônica da apresentação dos personagens:


4. Um dos temas mais legais para ser dito cult é o futuro pós-apocalíptico, principalmente o futuro mostrado no "Mad Max". O filme de George Miller revelou Mel Gibson, que faz o papel de Max um policial que busca vingança contra uma gangue de motoqueiros que assassinaram sua família é a primeira franquia australiana já feita, deixando o cinema australiano mais famoso. Agora está sendo feita a refilmagem com Tom Hardy (o Bane, do Batman) com o mesmo George Miller. Você confere uma cena de perseguição feita sem efeitos especiais:


3. Com nossa medalha de bronze fica um dos personagens mais ícones do cinema cult. "The Toxic Avenger" é o homem-aranha dos pobres. Melvin é o nerd da escola que é perseguido pelos fortões até sofrer um acidente com dejetos nucleares e vira uma aberração com sede de vingança. Esse filme transformou a produtora Troma na maior indústria de filmes B de todos os tempos. Esse filme também está para ganhar uma refilmagem e o primeiro contratado do elenco é ninguém menos que Arnold Schwarzenegger!


2. Nossa segunda colocada é uma das melhores ficções científicas já feitas: "Blade Runner" de Ridley Scott. Como todo filme cult, a produção foi um fracasso de bilheteria e de crítica na época lançada, mas não demorou muito tempo para se tornar uma das melhores obras do diretor, em que criou uma mistura de ficção científica existencialista com ação, temática sombria e política. O filme conta com um dos atores mais requisitados da época, Harrison Ford. Ele só não conseguiu superar a atuação perfeita de Rutger Hauer como o andróide replicante. Veja o discurso emocionante do andróide:


1. Nossa medalha de ouro fica com "O Grande Lebowski". Bom, posso dizer que esse filme seria uma inspiração de vida para mim. É uma obra prima dos diretores Joel e Ethan Coen, em que é mostrada a vida de Lebowski, um vagabundo que não trabalha e passa o dia inteiro jogando boliche, fumando maconha e comprando leite com cheque pré-datado. O personagem principal "The Dude" caiu nas graças do povo e se tornou símbolo dos chapados de todo o planeta. Acabou ganhando um festival nos EUA, com shows de boliche e a aparição do homem que inspirou Jeff Bridges para o papel de Lebowski, ou melhor "The Dude". Abaixo você verá uma das viagens de "The Dude" durante o filme:



E esse foi nosso Cine 10, os melhores filmes cult. E aí? Faltou algum? Alguma sugestão de tema? Comente! :)

Um comentário:

  1. Bom. A maioria dos filmes do Coen são cult. "Arizona Nunca Mais", "Barton Fink", "Fargo", "Meu Irmão, Cadê Você?"; gosto também muito de:
    Terry Gilliam com "Brazil", "Os Doze Macacos", "Medo e delírio em Las Vegas", "O Pescador de ilusões, "Tideland", os dois últimos com o the dude Jeff Bridges;
    David Cronemberg, com "Mistérios e Paixões", "Irmãos: Mórbida Semelhança";
    Darren Aronofsky, com "Requiem para um Sonho", "O Lutador" e "O Cisnei Negro".
    Tudo isso...dentre as melhores coisa feita no cinema anglófano.

    ResponderExcluir