terça-feira, 18 de junho de 2013

Cine 10: Melhores filmes do 1º Semestre de 2013

Post por Rodrigo Enrico, revisão por Jonas Cardoso, 18/06/2013

Fala galera, beleza? Hoje vamos fazer um cine 10 bem diferenciado e muito pessoal, serve também como uma dica para vocês escolherem os melhores filmes que vocês assistiram. A lista de hoje é sobre os melhores filmes que EU assisti no primeiro semestre. Atenção para as regras:

Rodrigo Enrico, nosso simpático droog

1. You do not talk about FIGHT CLUB....brincadeirinha, sério agora:

1. Podem ser filmes de qualquer época.
2. Podem ser filmes que você já assistiu.
3. Os que eu já assisti em outros anos serão marcado assim, exemplo: 10*.
4. E claro, sempre os melhores!

10. Começando nossa lista com o segundo melhor filme de todos os tempos eleito pelos críticos, "Cidadão Kane". O filme conta a história de um milionário egocêntrico e sua trajetória marcante na política e no ramo do jornalismo. Foi o primeiro trabalho de Orson Welles na direção e como ator, ele mesmo, que pregou aquela pegadinha na rádio sobre o ataque alienígena de "Guerra dos Mundos". O incrível desse filme é que, se você o assistir sem saber a época dele, você chega a pensar que o filme é dos anos 2000,  no mínimo dos anos 90, pela sua estética, modo de filmar, diálogos engraçados e cheios de malícia. Mas esse filme foi feito em 1941 e com certeza foi inspiração para Robert Downey Jr. no papel de Tony Stark.


9. Em nono lugar, temos um filme que na verdade é dividido em duas partes. O desenho de "Batman: O Cavaleiro das Trevas parte 1 e 2" é a adaptação de um dos quadrinhos mais famosos do herói, em que ele volta à ação após estar desaparecido por 10 anos. Mas esse retorno não será fácil para Batman, já que Bruce está com 55 anos e luta contra uma gangue que está acabando com as ruas de Gotham. Já na parte 2, você nunca verá nada igual, um filme de super-herói feito para adultos, muito violento e totalmente chocante, claro tudo isso com a ajuda do Coringa, mais maligno do que nunca matando pessoas e, acredite, até crianças. E esqueci de um pequeno detalhe, tem uma luta épica entre Batman e Superman.


8. Em oitavo lugar temos um filme novinho em folha, "Terapia de Risco" de Steven Soderbergh. A história é uma crítica à indústria de remédios anti-depressivos misturado com planos criminais e muitas, eu disse muitas reviravoltas, cenas que fazem você ficar de boca aberta, com atuações ótimas de Rooney Mara e, por incrível que pareça, de Jude Law. Um filme muito divertido para se assistir por ter uma interatividade com o espectador.



7. Agora com um filme de ação para todos os gostos, "Caçadores de emoção", um dos filmes mais divertidos que assisti nesse ano, e olha que é de 1991. Com Keanu Reeves e Patrick Swaze, conta a história de um agente da FBI recém chegado em Los Angeles, que tem que investigar um caso de uma quadrilha que roubam bancos. Assim, ele começa a trabalhar disfarçado como surfista para se aproximar dos bandidos, já que eles são surfistas também. Mas o agente acaba criando uma certa identificação com o grupo e isso pode interferir em seu trabalho. "Caçadores de Emoção" é praticamente uma inspiração completa para "Velozes e Furiosos".


6. Em sexto lugar temos mais um agente, dessa vez é o britânico mais famoso do cinema: Bond. James Bond. "007 - Operação Skyfall". Outro filme infalível, muita ação, história muito boa e com certeza com o melhor vilão da série, Javier Barden como Silva, um tipo de Coringa bizarro e, digamos, com uma sexualidade não definida. Veja um dos melhores diálogos da série:


5. Tá ficando difícil, mas vamos lá. Agora, com uma das melhores atuações do ano, que lhe rendeu até uma indicação ao Oscar de 2013: estou falando de Denzel Washington em "O Vôo". Esse filme tem de tudo: comédia, drama, tribunais, momentos de tensão e atuações brilhantes, até um efeito especial sensacional do avião caindo. O filme conta a história do capitão Whitaker, que é viciado em drogas e bebidas. Whitaker é divorciado e tem um filho de 20 anos com quem não possui um bom relacionamento. Vive uma vida frenética pilotando aviões totalmente drogado e, por incrível que pareça, é baseado em fatos reais.


4. Em quarto lugar temos um filme de tribunal, que pra mim foi o melhor sobre o tema que já assisti. "Questão de Honra" com interpretações marcantes de Tom Cruise, Demi Moore e o sensacional Jack Nicholson, que acaba com todo mundo com sua atuação. O filme fala sobre um fato que ocorreu em um quartel de fuzileiros dos Estados Unidos, chamado de "código vermelho", que é quando os soldados resolvem dar um "corretivo" em outro soldado. Mas tudo da errado após a morte do cadete. Então dois soldados são acusados e vão ser julgados em corte. Aí é onde entra o personagem de Tom Cruise, um advogado novato que sempre negocia a sentença de seus clientes sem ter que ir para o tribunal, mas que nesse caso será diferente.


3*. Com nossa medalha de bronze, fica outra vez em uma lista do 24 Frames, "Mad Max 2", um filme com teor político sobre a guerra dos petróleos. O mundo acaba se matando por gasolina e criando um futuro pós-apocalíptico em que Max (Mel Gibson) busca encontrar um lugar melhor na terra após perder seu filho e sua mulher. Ele briga com gangues de roupas estranhas, grupos pacíficos violentos (é isso mesmo), golpistas do deserto e até recebe a ajuda de um menino selvagem. Com cenas espetaculares de perseguições sem efeitos especiais, "Mad Max 2" é um filme cult igual o primeiro, mas muito mais bem produzido e com mais dinheiro, claro.


2. Em segundo lugar, como já havia dito em outros posts, nunca podemos deixar ele fora de qualquer lista: Mr. Tarantino com "Django Livre". Gente, quem ainda não assistiu esse filme, assista, pelo amor de Deus, assistir esse filme é mais obrigatório do que fazer catequese. A primeira vez que assisti Django foi no cinema, não conseguia piscar, não conseguia mover minha mão e muito menos prestar atenção em nada além da tela do cinema. É uma obra prima pop e muito cult, como tudo que Quentin toca vira ouro. E sangue também, claro.


1*. Com nossa medalha de ouro fica com o meu filme favorito, a obra de arte moderna "Sangue Negro", com o impecável Daniel Day-Lewis. Assisto esse filme pelo menos uma vez por ano. Dirigido por Paul Thomas Anderson, é um dos filmes que chega à perfeição da sétima arte, todos os diálogos, todas as atuações, todos os personagens são marcantes e juntam a trama como um quebra-cabeça. O filme conta a história de Daniel Plainview, um minerador que acaba se tornando um grande empresário da indústria de petróleo, após descobrir terras ricas deste recurso. "Sangue Negro" mostra a verdadeira ganância do homem, que passa por cima de compaixão, amor, respeito, religião e até a família, que só não ganhou o Oscar de melhor filme por se tratar de Paul Thomas Anderson, um dos diretores mais polêmicos de Hollywood. Caso você queira saber mais sobre o filme, fiz também o Spoiler de Quinta especial sobre ele.

(Jonas, coloca o link pra mim por favor uhauahuhaua) - Só porque pediu com jeitinho. clique aqui para ver o Spoiler de Quinta de "Sangue Negro"


Menção honrosa para esses filmes, que me dói o coração deixar de fora da lista:

"Detona Ralph":


"Dredd":


"O Artista"*:


"Os Vingadores"*:


"Marcados Para Morrer":


"A Invenção de Hugo Cabret"*:


"O Lado Bom Da Vida":


"O Lugar Onde Tudo Termina":


"O Mestre":


"Sindicato dos Ladrões":


"Chumbo Grosso"*:


"O Reino":


"A Rede Social"* (um dos melhores trailers que já vi):


Nenhum comentário:

Postar um comentário