quarta-feira, 3 de julho de 2013

"O Homem de Aço" - Crítica

Post por Rodrigo Enrico, revisão por Jonas Cardoso 03/07/2013

Fala galera, demorou mas saiu a primeira crítica do 24 Frames!

Para começar,  vou fazer um review sobre o filme o "O Homem de Aço", nosso querido Superman. Confira no final a nota de 1 a 5.


Esse filme marca o retorno, ou melhor o segundo retorno do Superman, porque "Superman - O Retorno" não pode ser considerado um filme digno do homem de aço, além do mais ele só apanhava naquele filme e tinha muito drama para um homem que praticamente não pode morrer. Já em "O Homem De Aço", dirigido pelo ótimo diretor Zack Snyder, que fez filmes como "300", "Watchmen" e o infeliz do "Sucker Punch - Mundo Surreal", usou uma técnica totalmente diferente nesse filme,  lembrando um pouco do seu primeiro filme "Madrugada dos Mortos": sem efeitos de câmera-lenta (senti falta disso), não usou visual extremamente artístico igual ao "300", mas como sempre, arrancou ótimas interpretações: Henry Cavill (Superman/Kal-El), Russel Crowe (Jor-El) que está sensacional como pai de Superman, Michael Shannon como General Zod, fazendo o que ele faz de melhor (ser um lunático psicopata),  Kevin Costner que faz o pai de Clark Kent, trabalha pouco mas trabalha bem e até a sempre sem-graça Lois Lane interpretada pela ótima atris Amy Adams.

"O Homem De Aço" marca também o duelo de estilo de filmes de heróis que ainda tem DC comics e Marvel. DC com seu estilo de contar historias realistas e com drama de seus heróis e Marvel com sua comédia e histórias mega, hiper e super heróicas. Gosto dos dois estilos, apesar de que as duas melhores histórias na minha opinião sejam as da DC em "Cavaleiro das Trevas" e "Watchmen".


Uma das coisas mais legais do roteiro desse filme é o modo que ele conta as origens de Kal-El contando a partir do fim do planeta Krypton até sua nave cair na aqui na Terra, incluindo alguns detalhes que se perderam em algumas histórias de Superman. Sua infância é contada à partir de fatos similares que ocorrem no presente e mostrados em flashbacks, parecido com "Quem Quer Ser Um Milionário", que o protagonista lembra as respostas a partir de flashbacks. E o melhor de tudo é que não precisa mostrar a mesma história que a maioria já conhece. Uma das coisas mais importantes de um filme de super-herói é o propósito do vilão, que nesse filme é muito bem estruturado, causando força no propósito do personagem de Zod, que acaba se tornando um objetivo aceitável para o público. Tudo isso antes de acontecer algumas coisas com Zod, após alguns acontecimentos, o rumo do vilão acaba mudando seu objetivo. Além das atuações ótimas, trilha sonora épica de Hans Zimmer, efeitos especiais sensacionais e porrada. Muita porrada. "Tretas" que você só poderia ver em um filme do Superman: destruição de prédios, carros, fazendas e tudo que estiver pela frente. Apesar de ter muitas cenas de ação insanas, o filme retrata muito bem o drama de adaptação de Kal-El na Terra, e claro, seu maior drama de esconder sua identidade secreta que acaba causando muitos problemas para em sua vida.

Claro que possui falhas, como todo filme, alguns desfechos dos quais não gostei muito, principalmente de um personagem, que acontece um fato muito idiota que poderia ser evitado sem precisar mostrar a identidade secreta de Clark, mas é uma história divertida ao mesmo tempo dramática do Superman. Não tem cenas chatas que você torce para acabar, cenas fracas de ação e apresentou um roteiro muito bem montado, ao estilo Christopher Nolan, que produziu "O Homem de Aço", e assim acaba dando de mil a zero em "Homem de Ferro 3".

Não chega a ser um Batman Begins, mas para abrir uma franquia do homem de aço já está de muito bom tamanho. Agora, algumas dicas para quando você for assistir o filme:

1° Não precisa assistir em 3d, não tem nenhum efeito super 3d.
2° Não espere até o final dos créditos, estamos falando de DC não de Marvel.
3° Não precisa assistir "Superman - O Retorno", não tem absolutamente nada a ver um filme com o outro.
4º Assista alguns desenhos do Superman, exemplo: "Superman - a série em desenho", "Superman & Batman: Apocalipse" e "Superman - O filme" em que aparece o primeiro Zod.

Por uma volta muito boa do Superman em um filme forte em interpretações, história e ação, sua nota é:


E o que acharam? Alguma opinião? Comente! :)
Fiquem no aguardo para as próximas críticas!

24 Frames - Você em cena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário